versão indefinida Mapa Cultural ES -

Sobre o Mapa Cultural ES

Em julho de 2013, agentes culturais de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Desse encontro surgiram as bases para a criação de Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados, e que na região leva o nome de Mapa Cultural ES.

Em final de 2014, ao aprovar o Plano Estadual de Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo – SECULT, aprovou também a criação do Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais, dentro da mesma lei, com o objetivo de instituir um banco de dados da produção cultural do Espírito Santo por meio de plataforma digital.

Mapa Cultural ES é uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao cidadão um mapa da produção cultural da região e ao poder público uma radiografia da área da cultura. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para a realização de alguns dos objetivos dos Planos Nacional e Estadual de Cultura.

O Instituto TIM, em parceria com Secretarias de Cultura, tem atuado pela implementação de Mapas Culturais na gestão pública de cidades e estados. A plataforma já está em uso, por exemplo, no município de São Paulo http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br e no estado do Rio Grande do Sul http://mapa.cultura.rs.gov.br.

Você encontra mais informações sobre a ferramenta Mapas Culturais no site do Instituto TIM.

Realização

img

v4.4.8