Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima Exposição

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 09/10/2014 a 23/11/2014 às 19:00 .

Com o propósito de oferecer ao público visitante e aos interessados em artes visuais exposições de comprovada qualidade técnica e importância no cenário cultural brasileiro e capixaba, ou até internacional, o Museu de Arte do Espírito Santo “Dionísio Del Santo”, MAES, apresenta a exibição: Coleção de arte moderna e contemporânea de Neyder Fernando Lima.

Descrição

Colecionar obras de arte foi, desde muito jovem, para Neyder Fernando Lima, um ato de paixão e um projeto de vida. Com determinação, perseverança, olhar treinado e gosto apurado, o jovem artista foi constituindo ao longo de décadas e sem assessoria de profissionais, o que talvez possa ser considerado, hoje, o mais amplo acervo privado de obras de arte moderna e contemporânea do Espírito Santo.
Durante os cursos de pintura que frequentou no Brasil e no exterior, começou trocando trabalhos com colegas - prática essa, aliás, bastante comum entre artistas -, ainda sem qualquer intenção de um dia constituir uma coleção. Entretanto, esses trabalhos iniciais despertariam no jovem uma vontade quase compulsiva de adquirir os objetos desejados, justamente em uma época de aquecimento do mercado e de consequente valorização das obras. Com tal objetivo iria empreender verdadeiro périplo por galerias e ateliês de artistas jovens ou já estabelecidos, garimpando objetos. Para adquiri-los optou por viver modestamente, economizando grande parte dos recursos que os familiares lhe enviavam para sua manutenção no exterior. Cada objeto artístico que conseguia comprar - muitas vezes depois de paciente espera e inúmeras tentativas -, transformava-se numa espécie de troféu, no qual estão imbricadas diferentes histórias, memórias e significados.
Confirmando que uma coleção de objetos de arte se constrói ao longo da vida, a vontade de suprir a ausência de determinados artistas e incorporar ao acervo outros objetos, iria se ampliar ainda mais na maturidade de Neyder Fernando. Esse desejo não se transformaria, porém, em um sentimento de posse, mas iria legitimar um gesto nobre ou de grandiosidade: o de educar através da arte. Para atingir tal objetivo, o artista/colecionador passaria a buscar, nos últimos anos, alternativas para viabilizar o acesso às obras de seu acervo privado a um público irrestrito, e não somente àqueles que usufruem de sua convivência. O anseio de facultar tal acessibilidade levou-o a perceber que era necessário gerir de modo mais profissional e com tratamento museológico esse legado artístico. Investiu, ainda, recursos próprios na construção de três galpões/galerias em uma área rural, no município de Domingos Martins, onde também fixou residência, utilizando o numerário apurado com a venda de imóveis recebidos como herança familiar. Desde 2013 ali mantém a coleção aberta à visitação, recebendo um público principalmente de estudantes de todos os níveis de ensino, daquele município e de localidades circunvizinhas, absolutamente carentes de equipamentos culturais dessa natureza, sendo que a maioria deles jamais havia visitado antes museus ou galerias, ou tido contato com obras de arte.
O Museu de Arte do Espírito Santo ao abrigar parte desse importante acervo privado, em um recorte específico determinado pela curadoria da mostra, possibilita ao público capixaba e a todos aqueles que o visitam a excepcional oportunidade de apreciar e dialogar com uma diversidade de obras reveladoras de diferentes concepções criativas e visões de mundo. O naipe diversificado de formas, linhas, gestos, cores, expressos em desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos, de autoria de reconhecidos artistas brasileiros e estrangeiros, permite ao espectador vivenciar um ambiente artístico estimulador da sensibilidade, da imaginação e do pensamento, e empreender um percurso reflexivo pela história da arte mais ou menos recente.

Almerinda Lopes
Curadora

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo - MAES

Espaço dedicado à formação, produção, difusão e preservação da arte feita no Espírito Santo. Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem