Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana

Sítio Histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, por meio da Resolução nº 02/1987. Seu conjunto arquitetônico se desenvolveu em meio a paisagem natural, marcada por morros, regato e as áreas livres originais, ainda conservadas.

Acessibilidade: Sim

Endereço:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro: São Pedro d o Itabapoana

Município: Mimoso do Sul

Estado: ES

Descrição

A freguesia de São Pedro de Alcântara de Itabapoana foi criada pela Lei nº 1, de 20 de março de 1880. A inclusão do nome Alcântara foi uma homenagem prestada ao Imperador Dom Pedro II ou Pedro de Alcântara, além de estabelecer uma diferença com a capela de São Pedro Apóstolo, localizada no arraial vizinho de Limeira. A vila tinha São Pedro como patrono, santo ainda hoje venerado.

O atual distrito outrora foi sede do município, período durante o qual desfrutou de enorme reputação como centro de comércio e cultura.

São Pedro do Itabapoana tem sua história marcada por intensa vida cultural e política, destacando-se o gosto pela música, pela leitura, pelas reuniões de caráter religioso ou cívico, eventos que reuniam sempre um número expressivo de pessoas. Além da igreja, o coreto localizado na praça oportunizava momentos de lazer e confraternização, com a apresentação de bandas musicais em várias das festividades locais. ( Catálogo "Patrimônio Cultural do Espírito Santo - Arquitetura".
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem