Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo - MAES

Espaço dedicado à formação, produção, difusão e preservação da arte feita no Espírito Santo. Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.

Site: http://maesmuseu.wixsite.com/maes

E-mail: maes.educativo@gmail.com

Telefone Público: (27) 3132-8390

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 557 , Centro, 29010-001, Vitória, ES

CEP: 29010-001

Logradouro: Avenida Jerônimo Monteiro

Número: 557

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Vitória

Estado: ES

Descrição

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo | MAES, Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo, pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura – Secult. Está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. O prédio foi construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.

Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o MAES já sediou no passado o “Serviços de Melhoramentos”, órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.

O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo à uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um museu no antigo edifício. Em 1990, iniciou-se a reforma do edifício a partir do projeto das arquitetas Maria Cristina Coelho Duarte e Clemir Meneghel, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da museóloga Margareth de Moraes.

O MAES está técnica e fisicamente preparado para receber exposições nacionais e internacionais, possuindo uma área expositiva com cinco salas e hall, distribuídos em dois pisos, uma Biblioteca que tem aproximadamente 3.000 títulos na área de artes plásticas, patrimônio e museologia, constando de livros, revistas, catálogos, vídeos, DVDs e fotografias,além de um auditório com capacidade para 40 pessoas.

- MAES em reforma ​

Depois de meses de estudos e muita produção entre arquitetos, engenheiros, equipes do museu, da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, a reforma física do MAES | Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo se iniciou em 19 de setembro de 2016!

No objetivo de otimizar o espaço disponível do museu e de adequá-lo às normas de acessibilidade, o projeto de reforma propõe ampliar a área expositiva permitindo uma maior flexibilização do espaço para comportar propostas diversas de exposições, além de criar espaços de convivência que se somem às exposições e ações educativas.

A proposta prevê a abertura das janelas do museu para a cidade, considerando parte do projeto de implantação do museu, desenvolvido por Paulo Herkenhoff, em 1995. Conceitualmente, essa permeabilidade com a cidade pode tornar visíveis as ações desenvolvidas pelo museu para o público, criando um convite à visitação, buscando a valorização da arquitetura do museu e um diálogo com o centro de Vitória. O projeto prevê também soluções para portadores de necessidades especiais, como banheiros, elevador e sinalização adequada, além de mobiliário adequado para a guarda do acervo, hoje com aproximadamente 600 obras.

Ao longo da obra civil, prevista para acabar em meados de 2017, o MAES continua promovendo encontros, oficinas e bate-papos, discutindo a reforma, o museu e a cidade, suas experiências e a continuidade. Acompanhe!

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem